21 de abril de 2021 - 17:56

? ºC Cuiabá-MT

Política

16/12/2020 10:53

Neurilan é reeleito e acumulará 4 mandatos à frente da Associação Matogrossense dos Municípios

O presidente da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PL) foi reeleito ao comando da entidade nesta terça-feira (15). Com isso, Neurilan dará início ao seu quarto mandato à frente da instituição. Considerando o próximo triênio, o liberal acumula 12 anos no cargo de presidente.

Nesta eleição, o único adversário do atual presidente da AMM era o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa, conhecido como Maurão (PSD). No entanto, o social democrata foi derrotado por 76 votos contra 45. Ao todo, 121 prefeitos participaram da votação, 42 deles votaram online. 

A eleição na Associação Matogrossense teve início às 9h desta terça-feira (15) após um imbróligo judicial. Na última sexta-feira (11), atendendo um pedido do prefeito eleito de Campo Verde (a 137km de Cuiabá), Alexandre Lopes de Oliveira (PDT), o juiz Onivaldo Budny, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), concedeu uma liminar para a suspensão do pleito por irregularidades. 

Alexandre questionou as mudanças estatutárias que estenderam o mandato na AMM de dois para três anos e permitiram a reeleição infinita. O intuito era impedir que Neurilan concorresse ao próximo mandato. 

Contudo, na última segunda-feira (14), a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo, acolheu um recurso de Fraga. A magistrada afirmou que o prefeito eleito de Campo Verde não teria legitimidade para ser representante ativo desta manifestação sobre a assembleia, pois ele ainda não é membro da associação.

"No caso dos autos, verifica-se do Estatuto da Agravante acostado no Id. 70358992, que a associação é constituída pelos Municípios Mato-grossenses, os quais possuem como direito participar das Assembleias com direito a voz e voto, representados pelo Prefeito em exercício, o que não é o caso do Agravado, uma vez que ainda não tomou posse no aludido cargo", pontuou.


Copyright  - A Noticias de HJ - Todos os direitos reservados  - contato@noticiasdehj.com.br